Nossos filhos têm hoje muita opção de música boa para ouvir. Ainda bem que temos a dupla do Palavra Cantada, o Helio Ziskind atrás dos CDs da Turma do Cocoricó, o Pequeno Cidadão, do ex-Titãs Arnaldo Antunes e do ex-Ira Edgard Scandurra e também o pessoal do Tiquequê. Mas, quem nasceu nos anos 80 não teve essa sorte. Foi a época do reinado das loiras que, além de apresentarem seus programas na TV, ainda se lançavam como cantoras. E dá –lhe letras toscas e interpretações sofríveis.
Já para quem nasceu entre o final dos anos 60 e início dos 70… as músicas eram boas demais! Feitas com qualidade, respeito à inteligência da criançada e tentando aguçar sempre os sentidos dos pequenos. Vou listar três discos aqui que são comercializados ainda hoje e que vale a pena ter na discoteca de casa! O melhor: esses discos são sempre vendidos a preços baixos.
Casa de Brinquedos foi o terceiro trabalho de Toquinho para crianças. Ou seja, o cantor e compositor lançou essa coletânea em que os brinquedos ganham vida própria depois das suas já felizes obras
Arca de Noé e
Arca de Noé 2. No mesmo ano do lançamento, 1983, a TV Globo produziu programa especial com o mesmo nome e convidou diferentes artistas para cantar “A Bicicleta”, “A Bailarina”, “O Trenzinho”, entre outras. Quem tem 30 e poucos anos deve se lembrar de “sou eu que te levo pelos parques a correr / te ajudo a crescer e em duas rodas deslizar / em cima de mim o mundo fica a sua mercê / você roda em cima e o mundo embaixo de você”!
O disco
Vila Sésamo nasceu do programa de mesmo nome. Exibido primeiramente pela TV Tupi e depois pela TV Globo, reunia as maluquices do Funga-Funga, Garibaldo, Caco, Ênio, Beto, Pantaleão, vividos por Sônia Braga, Milton Gonçalves, Paulo José… No disco, lançado originalmente em 1974, praticamente todas as letras são de Marcos Valle; Nelson Motta também assina “Alegria da Vida”. Disco reeditado para CD sob a batuta de Charles Gavin.
Sitio do Picapau Amarelo dispensa apresentações. Tudo começou no livro de Monteiro Lobato, que virou programa na TV Globo e disco produzido por Guto Graça Mello, em 1977. A música-tema já é praticamente um clássico: “marmelada de banana, bananada de goibada, goiabada de marmelo… Sitío do Picapau Amarelo!”. No disco, temos música de Gilberto Gil (justamente a da abertura), Caetano Veloso (
Peixe), João Bosco e Aldir Blanc (
Visconde de Sabugosa), Dorival Caymmi (
Tia Anastácia) e Sergio Ricardo (
Emília). É para ouvir até o disco riscar!